Oclusão

As Áreas Clínicas em que somos Especialistas

Oclusão é a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões (incorreta posição) e disfunções temporo-mandibulares, (problemas da articulação da mandíbula) que normalmente se manifestam em dores e cansaço dos músculos da face, dores mastigatórias, estalido na abertura e/ou fecho da boca, dificuldade de abertura e/ou fecho da boca e dores de cabeça.

Uma oclusão ideal é a relação correcta entre os maxilares e o posicionamento dentário, que assegura a manutenção da mastigação, da fonética e da deglutição, objetivando o assentamento estável dos côndilos nas fossas mandibulares do osso temporal coincidente com o máximo de contatos dentários posteriores bilateral, máxima intercuspidação (MI) ou oclusão dentária a que chamamos oclusão em relação cêntrica (ORC), na dimensão vertical de oclusão (DVO).

A causa pode ser por várias razões. Dentro dos fatores etiológicos, estão os anatómicos (forma, tamanho e posição do osso e dentes), traumáticos (por exemplo causados por uma queda ou embate com consequente fractura dos maxilares), neuromusculares (contração excessiva dos músculos que se encontram sobre tensão), psicológicos e emocionais (stress) podendo levar ao ranger dos dentes (bruxismo), patológicos (artrite) ou a conjugação deles.

Na maior parte dos casos a reversibilidade é possível, recorrendo à utilização de goteiras que por si só conduzem ao estiramento dos músculos, não permitindo que estes se mantenham em tensão, relaxamento de pontos de tensão e alongamento das diferentes cadeias musculares através de técnicas manuais. Sabendo que o desequilíbrio da ATM afeta o equilíbrio da coluna, é frequente também o recurso a consultas de posturologia, que objetiva a reeducação postural e fisioterapia.

Um novo espaço no Porto

Com um espaço pensado de raíz, uma arquitetura focada na nossa área de atuação, equipamentos das gamas mais atuais, a Oceanus Oral Center pretende assim ocupar um lugar de diferenciação no panorâma da Medicina Dentária atual.

Com um novo conceito

Com planos de tratamento integrais e avançados, uma equipa de profissionais altamente qualificados e uma gestão eficaz nos processos de atendimento, pretendemos ir ao encontro do paciente mais exigente.

Dra. Joana Amaral

Diretora Clínica

Posicionamo-nos como um prestador de cuidados de saúde oral de referência. O sorriso dos nossos Pacientes é o objectivo último da nossa equipa de profissionais.

Conhecer a Equipa
As melhores soluções técnicas e estéticas. Saiba Mais