Cirurgia Oral é a especialidade médico-dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias na cavidade oral. Esta especialidade médica é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não resgatáveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.
Esta especialidade pode confrontar-se com extrações dentárias muito complexas. Por esta razão a equipa clínica poderá ainda incluir uma médica anestesista, permitindo que algumas intervenções sejam realizadas sob sedação, com total conforto e segurança do paciente.
O procedimento mais frequente é a pequena e média cirurgia praticada com anestesia local no gabinete dentário. A extração dentária é o trabalho mais rotineiro, mas toda a cirurgia dos tecidos duros e moles da cavidade oral entra nesta disciplina, que algumas vezes necessita de ser apoiada por anestesia geral quando o acto cirúrgico é mais complicado, como a extração de dentes inclusos ou ablação de cistos da cavidade oral. Consideram-se extrações de dentes complexas sempre que para extrair um dente é necessário cortar osso ou dente. Dentes muito destruídos, que estejam anquilosados, ou seja, que estejam “colados” ao osso, e ainda dentes inclusos, isto é, dentes que não erupcionaram e necessitam normalmente de extrações dentárias complexas. Os dentes podem ficar inclusos por falta de espaço na arcada, por possuírem uma anatomia anómala ou por estarem mal posicionados no osso.