Imagiologia

A Imagiologia é a especialidade médica que permite a obtenção de imagens de diversos órgãos e sistemas, utilizando diferentes metodologias, como as radiações, ultra sons ou ondas de radiofrequência, para fins de diagnóstico e terapêutica. No diagnóstico, as tecnologias de imagem utilizadas pelos Médicos Dentistas podem ser: Raio-X de Radiografia Tomografia Axial Computadorizada (TAC), Ressonância Magnética (MRI) e a Radiovisiografia.

A imagiologia é uma das áreas da medicina que mais tem evoluído nos últimos anos, colocando ao dispor do médico radiologista avançadas tecnologias de diagnóstico e intervenção.
Os exames radiográficos intra orais são o suporte das imagens para os cirurgiões dentistas. Estas podem ser divididas em três categorias: exames periapicais, interproximais e oclusais. As radiografias periapicais devem mostrar todo o dente, incluindo o osso alveolar circunjacente. As radiografias bite-wings mostram apenas as coroas dos dentes e a crista alveolar adjacente. As radiografias oclusais mostram uma área dos dentes e do osso alveolar maiores do que nas radiografias periapicais. Em exames radiográficos extra orais, tanto a fonte de raios X quanto o receptor de imagens (filme radiográfico ou sensor eletrônico) são colocados fora da boca do paciente. Estes incluem a radiografia panorâmica; projeção cefalométrica lateral do plano mediano ou sagital; a projeção submentovértice do plano transverso ou horizontal; a Waters, cefalométrica póstero-anterior, e a projeção de Towne reversa do plano coronal ou frontal; e a projeção lateral oblíqua do corpo e ramo da mandíbula.

Médica especialista na área:

DRA. JOANA AMARAL