Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Estes são dispositivos médicos de titânio, bem tolerados pelo organismo, que exercem a função das raízes dos dentes naturais ausentes, funcionando como raízes artificiais, formando uma base sólida para a colocação das futuras estruturas protéticas (coroas, pontes ou próteses).
Os implantes são usados em detrimento de soluções desconfortáveis e inestéticas, como as próteses removíveis, restituindo a sensação de conforto e segurança dos dentes naturais. Assim, poderá mastigar, falar e sorrir com toda a segurança.
Antes do procedimento de colocação de implantes dentários, existe uma fase de planeamento na qual são realizados exames complementares de diagnóstico. A fase seguinte passa pela inserção do implante. Este é inserido cirurgicamente no osso do maxilar e/ou da mandíbula que, após um processo de cicatrização, permite a ancoragem firme deste. Os implantes, uma vez colocados, estabelecem uma união biológica perfeitamente saudável e estável com o organismo. Posteriormente coloca-se das estruturas protéticas (coroas, pontes ou próteses) que lhe vão permitir mastigar e sorrir naturalmente e com segurança. Uma reabilitação com implantes dentários irá permitir ao paciente uma clara mudança em termos estéticos e funcionais, resultando numa melhoria significativa da sua saúde física e emocional. Os implantes dentários são a solução mais próxima do natural e são extremamente versáteis, podendo substituir um ou mais dentes em falta. Além de serem uma solução cómoda e indolor, os implantes dentários, ao funcionarem como dentes naturais, impedem a perda fisiológica de tecido ósseo decorrente das extrações dentárias, atrasando, desta forma, o envelhecimento facial.