Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias decorrentes do crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos dentes, das arcadas dentárias e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.
A sua resolução passa pela utilização de aparelhos ortodônticos, quer fixos, quer removíveis. Estes aparelhos ortodônticos são o meio de que o médico dentista dispõe para alcançar os objetivos inerentes a cada caso clínico, podendo ser aplicados tanto em crianças como em adultos.
Não existindo limite de idade para a colocação destes, os resultados pretendidos são mais facilmente atingíveis na infância e adolescência, altura em que se verificam os maiores picos de crescimento ósseo.
Depois de uma análise de todos os elementos recolhidos por via imagética ou por outros meios de diagnóstico, é proposto ao paciente o tratamento ortodôntico que melhor se ajuste ao seu caso clínico é recomendado um plano de tratamento que pode prever uma articulação com outras especialidades. O objetivo final será sempre melhorar a função mastigadora, a higiene oral, o equilíbrio muscular da face e a fonética (produção, articulação e harmonia dos sons) e, ainda, devolver um sorriso bonito e confiante ao paciente, fator impulsionador de uma autoestima saudável em qualquer idade.