Peridontologia

Periodontologia é o ramo da Medicina Dentária que se ocupa do diagnóstico e tratamento das patologias que atuam sobre os tecidos responsáveis pelo suporte dos dentes, ou seja, as doenças periodontais (gengivite e periodontite).

A doença periodontal é uma patologia infecciosa que pode evoluir cronicamente, levando à perda de osso de suporte dos dentes, mobilidade dentária, movimentação e aparecimento de espaços entre os dentes, abscessos periodontais, bolsas periodontais e recessões gengivais.
Afetando cerca de 65% dos pacientes adultos, é uma das principais causas de perda de dentes no adulto. Esta é, ainda hoje, tardiamente diagnosticada, muitas vezes pela ausência de sintomas iniciais. Assim, as visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento atempados. O tratamento das sequelas da doença, bem como a regeneração do osso perdido e correção do contorno gengival é hoje possível recorrendo a materiais de regeneração e técnicas cirúrgicas cada vez mais previsíveis e com sucesso.

Médica especialista na área:

DRA. JOANA AMARAL